quinta-feira, 13 de maio de 2010

A MOTOVESPA


A Vespa teve sua origem na Europa através de seu idealizador Enrico Piaggio que presidia uma industria de fornecimento de peças para setor aeronáutico e que devido a guerra encontrava-se em ruínas o que não intimidou Enrico a realizar seu sonho de produzir um veículo prático e barato. No estoque de sua empresa encontrou centenas de rodas de trem de pouso de bombardeiros e grande número de pequenos motores multiuso que impulsionaram a criação da Vespa.
No brasil a Vespa foi montada por quatro vezes, a primeira em 1.958 na cor cinza opalescente e azul metalico (esmalte metalizado azul) sendo usada até na propaganda do Zé Gotinha da Esso sobre oleo 2T. Pela segunda vez foi montada entre 1974 e 1983 em quatro modelos: 50 cc., 125cc Primavera, 150 Super e Rally 200 pela Barra Forte Ind. e Com. Ltda. situada em Manaus.
Pela terceira vez foi montada pela Motovespa, uma associação entre a italiana Piaggio (45%) e as brasileiras Caloi (45%) e e Barra Forte (10%). Entgre 1985 e 1986 eram somente montada no Brasil sendo posteriormente de 1986 a 1990 fabricadas em Manaus com índice de 90% de nacionalização. Os modelos PX 200 cc nas vesões Standard E sem borracha de proteção nas lçaterais e paralama dianteiro e sem flash de luz alta, a GT com flash de luz alta, bateria e partida eletrica opcional. A top de linha era a ES eleStart com todos os opcionais. Logo no seu primeiro ano, embalada pelo Plano Cruzado, a Vespa conseguiu superar a Honda CG 125 como veículo de duas rodas mais vendido no país. A empresa atingiu a marca de 2,5 mil unidades por mês (50% acima da meta inicial).
A Motovespa chegou a ter 300 funcionários na fabrica de Manaus e rede de 140 revendas espalhadas pelo País. A partir de 1987, porém as vendas começaram a cair e a empresa passou a ter problemas de administração. Nesta época, a Caloi abandonou a sociedade e o controle acionário passou por várias alterações. A produção nunca mais se normalizou e, em 1990, as atividades foram encerradas em definitivo.
A Vespa voltou ao país de 1994 a 2000, com o modelo 150 Originale, importado da Índia pela Brandy, empresa de Ribeirão Preto que representa a Piaggio no País.
Desde 2004 a representante oficial da Piaggio no Brasil e a PVGA, que importa e vende os modeleos Vespa e Piaggio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário