segunda-feira, 1 de março de 2010
fiat 147
A chegada da Fiat Automoveis ocorreu em 09 de Julho de 1976, com um evento de tanta importância que contou com a participação de Giovani Antonelli principal executivo da empresa na época.
O novo 147 produzido na cidade de Betim/MG já era uma novidade pois passou a ser a primeira montadora fora de São Paulo, o que segundo alguns colaborou para um automovel com menos risco de ferrugem, haja visto que no fim dos anos 70 corceis, chevettes aprodreciam com grande facilidade o que não acontecia com tanta facilidade aos 147s.
O 147 teve com inspiração o Fiat 127que já era um sucesso consagrado na Europa.
Percorreu por apriximadamente um milhão de quilometros antes de vir a público.
Houve grande resistencia do público pelo seu tamanho que dava a impressão de "carro fragil" com alto índice de barulho acreditando-se ser um produto de alta manutenção.
Por ser nova no mercado a Fiat inovou ao criar uma frota de automoveis, todos 147, que adptados como carros oficina prestavam assitencia a carros com problemas nas estradas.
Também foi criado posto de assitencias que credenciados pela rede de concessionárias que fornececiam peças e treinamentos, porém não houve boa aceitação pelos proprietários do modelo.
O fiat 147 foi o primeiro veículo nacional da sua categoria a ser equipado com vidro laminado.
Em 1979 o 147 foi lançado como o primeiro carro do mundo a ser movido a alcool.
O fiat 147 possui um familia gigante ( 147, Oggi, Panorama, Fiorino ) e também inúmeras versões ( L, GL, GLS, RAllye, TOP, Fitipaldi ets. ).
Passou por piadas tipo FIAT (Familia Italiana Atrapalhando o Transito ) ou (fiu Iludido Agora é Tarde)149 e 147 com dois problemas a mais.
Mas 0 147 sempre foi valente e agil no transito e muito esperto nas curvas, onde seus rivais ou mesmo os "mavecos e opalões" tiravam o "pé" o nosso glorioso 147 enfiava o pée dava um show de estabilidade. Não chegou a ser um exemplo de conforto mas proprorcionou excelente espaço interno e bom espaço destinado a bagagem.
Não é muito difícil em um passeio pela cidade encontrarmos 147 prestando valorosos e heróicos serviços em condições precárias, adaptados com corte a base de machado, convertidos a camionetes ou furgões, postados proximos a feiras, mercados e construções lutando pela sobrevivencia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário